Técnicas, conceitos e troca de experiências

Querendo praticar em casa?

Image

SwáSthya é um termo vindo do sânscrito, significa autossuficiência, saúde, bem-estar, conforto e satisfação. Vamos nos ater neste post ao termo autossuficiência, que você tem ou pode cultivar.

Se desejar praticar mais do que a academia no momento pode oferecer, complemente com aulas extras ou práticas em casa. Para isso o SwáSthya Yôga dispõe de amplo material didático de fácil utilização. CDs, posters, vídeos e livros. E se ainda tem contato com um instrutor, terá sempre o apoio para tirar dúvidas e aprimorar a prática.

Passo 1

A primeira coisa a fazer é arriscar-se. Isso mesmo, comece a praticar já. No site do Método DeRose você faz o download do CD da Prática Básica de SwáSthya, e já pode começar a prática imediatamente. Acesse clicando aqui e procure pelo arquivo MP3 – Prática Básica. São dez faixas sendo duas de orientações iniciais e finais. Arriscando-se com total segurança.

Mesmo sendo uma sequência de orientações apenas em áudio, esta prática vem sendo utilizada a mais de 30a apresentando ótimos resultados.

Para os que estão interessados apenas na parte estritamente técnica podem chegar a pular uma faixa ou outra, mas recomendo utilizar o CD inteiro. Cada técnica dá suporte e força a que vem na sequência.

No entanto, se não houver identificação com o todo, utilize da faixa 4 – Pránáyámas (respiratórios) a 8 –  Samyama (concentração, meditação e hiperconsciência).

Primeira vez com o CD

É bom que você tenha um tatame, ou mat, ou um e.v.a. para praticar em casa. Se ainda não tem, experimente uma toalha, ou o tapete comum, mas seja cuidadoso com os apoios de joelhos.

Reserve um local onde possa fazer distante de distrações e interrupções, como no seu quarto, com as portas fechadas e a meia luz, pois auxilia na concentração, mas não é regra. O importante é sentir-se confortável.

De o play e comece. Siga cuidadosamente cada orientação explicitamente dada.

Você vai errar? Vai.

Siga em frente ou volte, ouça novamente, mas faça isso somente nas primeiras vezes.

Acostume-se por esforçar-se a seguir o ritmo do CD. Comeu bola, deixe passar e siga em frente. A cada aula estará mais atento, mais esperto e errará menos, até zerar e passar a aprimorar-se detalhadamente em cada técnica.

Erra quem pensa que a prática é estanque por ser sempre igual. Ledo engano. A cada sádhana (prática em sânscrito) você tende a ampliar e aprofundar a vivência, explorando novas experiências à medida que a consciência se esgarça.

Conceitos e orientações importantes só serão percebidos depois de ouvir e praticar várias vezes, como se nunca tivesse ouvido aquilo antes, tal é a riqueza de informações contida nesta prática.

Dado este passo, passe para o seguinte.

Passo 2

Ops! Vou lhe dar tempo de começar com o CD.

Enquanto você começa e experimenta acumulando erros e acertos, vou preparando o segundo passo.

Alan Hecktor

SwáSthya Personal Trainer | Lifestyle Coach

Publicações relacionadas

Praticando em casa – Passo 2

Reeducação Respiratória

Pádahastásana

One response

  1. Pingback: Querendo praticar em casa? – passo 2 « SwáSthya, Diário de Práticas

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s