Técnicas, conceitos e troca de experiências

Posições ideias para o treinamento de concentração e meditação

As melhores posições para práticar as técnicas concentração e meditação (samyama), são as denominadas dhyánásanas. Dhyána significa meditação e ásana, procedimento orgânica ou técnica corporal.

As técnicas são simples, mas há alguns detalhes que devem ser observados:

1. O sukhásana (veja as fotos) usa o apoio dos pés sob as pernas para não forçar a abertura pélvica, por isso mesmo é omenosrecomendado, pois o ideal é que você desenvolva essa abertura, então deixe o peso das mesmas agirem a seu favor. Só use este ásana então em caso de ser muito desconfortável, mas procure ficar um tempo antes sem o apoio.

2. Mantenha a coluna ereta, levetemente tracionada, ombros descontraídos; evite elevar/girar demais os quadris acentudando a lordose. Um macete legal é você reclinar suas costas eretas para trás, lentamente retornar até sentir um “click”, como que um encaixe. Mantenha aí. Cheque em um espelho sentando-se de lado para ele. A coluna deve desenhar um linha reta, mesmo na região lonbar;

3. A cabeça deve manter-se no alinhamento da coluna, use o mesmo macete da coluna. Tombe a cabeça para trás e lentamente traga a verticalidade até sentir o encaixe.

4. A consciência tem de permanecer alerta. Abstrair-se de estimulos dispersivos não quer dizer adormecer. A posição deve ser confortável e gostosa de permanecer, mas firme. O bom posicionamento da coluna ajuda a manter o praticante disperto. Se curvar a mesma e relaxar demais os ombros, tenderá ao sono.

5. Saber respirar  de forma adequada é essencial para ajudar do aquietamente e interiorização;

6. O melhor apoio é um mat de E.V.A. do Método DeRose, de 0,6cm de espessura, 2m de comprimento, por 1m de largura.

Se está apenas começando e seu primeiro contato é por este blog, comece a praticar imediatamente e vá ajustando com o tempo.

Qualquer dúvida ou sugestão deixe nos comentários…😉

Alan Hecktor

SwáSthya Personal Trainer | Lifestyle Coach

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